23 de nov. de 2014

ELEIÇÃO DE NOVA DIRETORIA E HOMENAGEM A “SEO ABÍLIO DO SINDICATO”.



Aconteceu no último dia 21 a eleição do Sindicato dos produtores Rurais de Ipirá. A chapa eleita para o triênio 2014/2017 tem Marco Antonio Silva Navarro como presidente, Genesito Cerilo Santiago como secretário e Erondino Macedo Oliveira como tesoureiro. Para conselho fiscal, delegados representantes e suplências foram eleitos: Ivo Barreto, José Caetano, Aurino Junior, Carlos Pedro, Jaime Mascarenhas, Evangivaldo Silva, Denildes Cintra Santos, Ivan Jorge, Francisco Alves e Evandro Lima.

Na tarde do mesmo dia a diretoria 2011/2014 encerrou suas atividades concedendo o Título de PRESIDENTE DE HONRA DO SINDICATO DOS PRODUTORES DE IPIRÁ ao Sr. Abílio Sampaio de Oliveira.

Vejam a seguir a história de “Seo Abílio do Sindicato”:

Abílio Sampaio de Oliveira, filho de Minelvina Sampaio de Oliveira e Viridiano Gonçalves de Oliveira nasceu em 22/02/1928 na Fazenda Boa Sorte em Pintadas, à época, distrito do Camisão. Autodidata, nunca frequentou escolas aprendendo a ler e escrever com familiares. Com dezessete anos se empregou como vaqueiro na Fazenda onde nasceu. Trabalhador incansável, com vida modesta conseguiu aos 29 anos reunir economias suficientes para realizar o sonho de comprar a pequena propriedade vizinha - Fazenda Tanquinho. Lá, se casou e teve filhos, sustentando sua família com o que sempre foi sua vocação, cultivar a terra e criar gado.
Em 1961 com filhos já em idade escolar, fez da própria casa uma escola para as crianças da região. Em 1968 comprou uma casa na cidade de Ipirá para que os filhos pudessem prosseguir seus estudos. Para ajudar com as novas despesas, abriu um pequeno comércio de “secos e molhados” no mercado municipal. Ainda em 1968 foi convidado por Antonio José de Oliveira (Antonio da Cacimba) para compor, como Conselheiro Fiscal a diretoria de fundação do Sindicato Rural de Ipirá. Dedicava agora todo seu tempo e força de trabalho à família, ao Sindicato, ao pequeno comércio e à Fazenda Tanquinho. Com a emancipação de Pintadas doou o terreno para a construção de um prédio escolar, em volta do qual viria a surgir o Povoado Santo Antonio, cuja praça tem hoje seu nome.
Em 7 de outubro de 1978, foi eleito Presidente do Sindicato. Recebendo a entidade completamente endividada contratou no Banco do Brasil um empréstimo para sanear as finanças. Com simplicidade e correção geriu o Sindicato que contava à época com sete funcionários, três dos quais médicos e um dentista. Quitou os débitos, depois o empréstimo, deixando em 1984, ao final de cinco anos e meio de mandato, saldo em caixa suficiente para que seu sucessor, Dr. Luiz Carlos Martins adquirisse a antiga casa de Dr. Diomário Sá na Praça Roberto Cintra, que hoje se constitui em único e
Marco Antonio Silva Navarro
Presidente 2014/2017
valioso patrimônio do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipirá.
Sr. Abílio é, e sempre foi, o mais assíduo associado deste Sindicato. Como presidente, membro da diretoria ou como funcionário, participou ativamente de toda sua história, de seus bons e maus momentos, sem nunca desacreditar da importância do sistema sindical rural. Em Ipirá todos o conhecem como “Seo Abílio do Sindicato”, uma evidencia clara de sua nobre dedicação a esta casa e do respeito e carinho que conquistou dos conterrâneos.
Numa época marcada pelo individualismo, o exemplo de cidadania de quem sempre encontrou tempo para o interesse coletivo deve ser enaltecido e homenageado. Por esta razão, a atual diretoria desta casa e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, conferem ao Senhor Abílio Sampaio de Oliveira, o título de Presidente de Honra do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipirá.



 José Caetano Ricci de Araujo
Presidente 2011/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSAMENTO DO MÊS

PENSAMENTO DO MÊS